Mudança da temperatura? Verifique a pressão da sua barra!

O Inverno chegou e, com ele, as temperaturas caem bruscamente em várias partes do Brasil. Por isso, este é o momento ideal para você conferir a pressão de instalação da sua Gaia Removível.

Mas por quê?
Vem cá que a gente explica. Então pega o caderninho que a aula de física vai começar!

Fisicamente falando, a pressão da barra pode variar em função da dilatação ou contração do aço inox (material que é produzido o tubo do pole da Gaia) por influência da temperatura ambiente: isso se chama Dilatação Térmica (e é a única condição que pode fazer com que a pressão da sua Gaia Pole altere, uma vez que todas as Removíveis e Desmontáveis possuem a Trava Tripla de Segurança, que a gente explica melhor lá embaixo).

Agora vamos voltar à explicação.

A dilatação térmica (e também a contração) é um fenômeno que associa Temperatura X Volume. Ou seja, essas duas grandezas sofrem variação diretamente proporcional. No caso do pole, a dimensão mais afetada é o comprimento: então aumentou a temperatura do ambiente, aumentou o comprimento da barra. Diminuiu a temperatura, diminuiu o comprimento.

Por isso, quando há uma queda brusca de temperatura é importante se atentar! Afinal, a barra pode ficar alguns milímetros mais curta e, consequentemente, a pressão de instalação será reduzida.

Isso é válido não apenas em mudanças de estação, mas também em casos de ambientes quentes e que constantemente sofram com a queda de temperatura em decorrência do ar condicionado, por exemplo.

Imagina: a sala está quente e você liga o ar condicionado para praticar. Logo após o treino, desliga o ar e a sala (onde o pole está) volta a ficar quente. Da mesma maneira que nosso corpo reage a essas mudanças (suando, ficando seca, com calor ou frio), o aço inox também! Mas neste caso, dilatando e/ou contraindo um pouco.

Por essa razão, a Gaia recomenda, inclusive via manual, que a pressão sempre seja verificada antes do uso, fazendo movimentos de puxar e empurrar na barra antes de escalar ou inverter.

Afinal, priorizamos sempre a sua segurança para viver a experiência do Pole sempre com sorriso no rosto! Prova disso é que as barras de pressão da Gaia Pole são as únicas do mercado que possuem exclusivo sistema de Trava Tripla de Segurança. Ou seja, três parafusos que garantem a fixação do eixo para que a pressão da barra não se solte durante o treino. A menos, claro, que haja essa queda brusca de temperatura que citamos acima.

No próximo texto vamos explicar por que a aderência na barra fica bem mais difícil no inverno. Você imagina? Uma dica até lá: também tem muita física envolvida! 

E para incentivar você a comprar sua Gaia própria, vamos deixar um cupom de desconto de primeira compra. Vai perder? 

Viva a experiência, sinta o movimento, seja Gaia Pole.

Compartilhar este post