Quais são os tipos de Pole Dance?

O Pole Dance é uma modalidade que utiliza uma barra vertical (chamada de pole) para a execução de movimentos.

Apesar de ter se popularizado bastante no Brasil nos últimos anos, a visão que grande parte ainda tem da modalidade está muito atrelada às strippers. Mas pouco (ou nada) se fala das outras vertentes que o Pole Dance tem – e que vão muito além do Sensual. 

Por isso, neste post vamos falar um pouco mais sobre os tipos de Pole Dance mais populares e praticados nos estúdios:

  •  Pole Sport

Isso mesmo! O Pole Dance tem sua vertente esportiva e, inclusive, está lutando para entrar nas olimpíadas. 

O Pole Sport se assemelha muito à ginástica rítmica ou olímpica, porém utilizando uma barra vertical (o pole). Essa vertente trabalha os grupos musculares de forma integrada: podemos dizer que os braços, o abdômem, as pernas e o quadril são os mais usados. 

Vale ressaltar que em aula não há uma coreografia,  mas sim combos de movimentos, com bastante foco no trabalho de força a fim de se fazer movimentos limpos.

Alice Faulisi no POSA European Championship 2022

Além disso, essa vertente não pratica a sensualidade ou uso do salto alto. Inclusive, os regulamentos de campeonatos oficiais são estritamente rígidos quanto ao figurino, proibindo decotes e até mesmo delimitando comprimento dos shorts. Isso porque existem Federações que regem os campeonatos e que possuem regulamentos oficiais, que incluem tabela de pontos de acordo com cada movimento.  

Dos países da América Latina, Brasil e México sempre se destacam nos rankings mundiais.

  • Exotic Pole 

Provavelmente você já deve ter visto vídeos de pole dancers com saltos altíssimos, figurinos incríveis e ousados e muitos movimentos de floor (chão) e giro. Pronto: esse é o Exotic Pole!

Dentro do Exotic, explora-se muito a sensualidade com movimentos mais marcados: caras, bocas, pisadas fortes e movimentos no chão, usando muito o joelho. Nesta aula, a presença do salto alto e joelheira é requisito obrigatório

Esse estilo surgiu na Rússia e até hoje é muito popular por lá, onde as dançarinas e dançarinos são conhecidos por sua força e técnica impecáveis.

IMG_0695
Festival Mineiro de Pole Dance
  • Pole Art

Por ter viés artístico, essa vertente exige que o praticante demonstre muita leveza e fluidez nos movimentos o que, consequentemente, exige bastante força. No Pole Artístico, o praticante parece flutuar e ser parte integrante da barra.

Também existem diversos campeonatos regulamentados de Pole Artístico, tanto no Brasil como no mundo. Neles, as apresentações são temáticas e costumam vir acompanhadas de uma explicação. Fazendo, assim, o espectador entrar em um mundo criado por aquela performance.

Desta forma, os competidores serão julgados pela eficácia com que interpretam o tema através do estilo de dança escolhido, com ênfase na arte, musicalidade e fluidez.

Na 17ª Temporada do programa America’s Got Talent, em 2022, Kristy Sellars mostrou ao mundo um pouco mais do Pole Artístico com apresentações multimídia incríveis e conquistou o segundo lugar da competição

Kristy Sellars no palco do America's Got Talent


SUBVERTENTES DO POLE DANCE

Bom, mas nem só das vertentes “oficiais” vive o Pole Dance!  Agora vamos falar um pouco das variações que você também pode encontrar em estúdios do mundo todo, mas que não têm campeonatos oficiais ou nem mesmo tabela de pontos específica. Poderíamos dizer que são subvertentes do Pole Dance.

  • Pole Coreográfico

O Pole Coreográfico consiste em movimentos de força e flexibilidade tendo como base diversas linguagens da dança. Com o auxílio da barra, trabalha-se transições entre um movimento e outro, de modo a desenvolver a musicalidade dentro de uma coreografia.

Alguns estúdios ainda subdividem o Pole Coreográfico, seja por gênero musical, como Pole Funk, ou por estilo de dança, como Pole Contemporâneo e Pole Flow, por exemplo.

Em alguns deles, a barra é apenas um elemento, mas não a figura principal, como acontece com as 3 vertentes citadas anteriormente.

  • Pole Sensual

É o estilo que mais trabalha a sensualidade, com bastante contato visual, movimentos realizados no chão, olhares e jogada de cabelo. Aqui, as roupas também são bem sensuais.

Como citado lá no início, esse é o estilo de Pole Dance talvez mais conhecido por todos, por ser o que mais se aproxima do estereótipo das strippers. Muitos festivais têm como regra, na categoria sensual, retirar uma peça de roupa. Sendo muito importante salientar que isso não significa que quem siga essa vertente seja automaticamente uma stripper. São coisas distintas!

  • Pole Silk

Também chamada de Pole Aria, essa vertente mescla o Pole Dance com  tecido acrobático e elementos da dança aérea. Além do viés artístico, o Pole Silk também é um ótimo aliado para quem deseja ganhar mais consciência corporal, flexibilidade e fluidez de movimentos. Aqui neste link nós falamos um pouco mais sobre o Pole Silk e sobre o Kit Pole Silk da Gaia Pole. 

 Há outras inúmeras subvertentes espalhadas pelos estúdios do Brasil e do mundo e o melhor de tudo é que, independentemente de qual seja, NÃO é necessário que você tenha força ou flexibilidade avançada para começar. Todos podem (e devem) começar hoje mesmo, com o corpo e roupa que têm e, ao longo das aulas, sentir a evolução. 

Acredite: os próprios treinos do Pole preparam você para o tipo de força que precisa. 

Então se você está pensando em conhecer essa modalidade tão amada por todos nós, nossa dica é: Faça aula experimental de mais de um estilo até encontrar o que mais se encaixa com a sua personalidade. Você não vai se arrepender!

E para incentivar você a entrar nesse universo incrível que é o Pole Dance, deixaremos aqui um cupom de desconto especial para comprar a sua primeira barra. 

Viva a experiência, sinta o movimento, seja Gaia Pole!

Compartilhar este post