Quero abrir um estúdio de Pole Dance: o que preciso saber?

O Pole Dance tem crescido cada vez mais no Brasil e, consequentemente, a procura por aulas também. Vivemos um verdadeiro boom da modalidade!

E como um dos primeiros pontos quando se toma a decisão de abrir seu próprio espaço é encontrar o imóvel ideal, vamos falar alguns tópicos importantes que vão te preparar para abrir o seu tão sonhado estúdio!

🔹 Existe tamanho ideal para o espaço?

Não. Você pode começar dando aulas em apenas um cômodo, com uma ou duas barras, ou você pode já abrir um estúdio grande e espaçoso. O tamanho do espaço vai depender da disposição e potencial de investimento de cada pessoa. Alguns montam um plano de negócio estruturado e investem centenas de milhares, enquanto outros investem menos, começam como podem e vão ampliando pouco a pouco.

Neste sentido, é bastante importante pesquisar público-alvo e tamanho da cidade para definir o investimento inicial e, consequentemente, o tamanho do imóvel. Mas independentemente do tamanho do espaço, algo é primordial: que ele esteja estruturado apenas com equipamentos de qualidade e que ofereçam toda segurança necessária aos alunos!

🔹 A estrutura do teto e do chão faz diferença?

Quando falamos do chão é ideal que não seja piso frio (porcelanato, cerâmica etc). Recomendamos usar piso vinílico, que é mais apropriado para dança, para deslizar os pés e até mesmo transitar descalço.

Dica Gaia: Caso o orçamento seja pequeno, você pode investir sem medo em um vinílico de baixa circulação. Eles já atendem bem!

Outro fator bastante importante é que esse piso esteja nivelado, já que o desnível pode influenciar de forma negativa o giro e funcionamento da barra.

Quanto ao teto, se o imóvel tiver teto rígido, já é suficiente. Se não, nós temos as Soluções Estruturais que atendem todos os tipos de ambientes.

Geralmente as paredes são de alvenaria, mas ainda que elas sejam todas de gesso, por exemplo, conseguimos desenvolver soluções estruturais para tal. É o exemplo do estúdio Vertical, localizado em Belo Horizonte (MG). O local possuía paredes E teto em gesso e a solução estrutural desenvolvida pela Gaia você confere na foto abaixo:

🔹 A estrutura do teto e do chão faz diferença?

Claro que quanto mais alto o pé direito do imóvel, melhor o aproveitamento da barra. Mas pé direito a partir de 2,60m já é suficiente para praticar.

Quanto à distância entre as barras, indicamos 2 metros entre barras e 1,5m da parede como medida para uma prática bem confortável. Muitos estúdios, com espaços menores, não conseguem oferecer essa distância e, ainda assim, funciona!

Dica Gaia: Em caso de espaço menor, sempre oriente os alunos, já que nem todos podem ter a noção necessária de espaço para determinados movimentos. Exemplo: Ao passar um Aysha vindo de um handstand, orientar o aluno a não dar o chute em direção à parede ou ao espelho, caso a distância seja curta.

Então lembre-se: o importante é oferecer segurança!

🔹 Qual é a barra ideal para começar?

Essa pergunta só permite uma resposta: Barra Gaia!

Daí em diante, você tem dezenas de opções para escolher! E caso tenha alguma dúvida no momento da escolha, nosso time de especialistas tem um canal de comunicação direto via whatsapp para entender a proposta do estúdio e indicar o melhor modelo. 

Por exemplo: Se for um estúdio que oferece apenas o Pole de modalidade, a barra fixa (parafusada) é suficiente! Já quando o espaço possui uma sala multiuso, com diferentes atividades, o mais indicado é a barra articulada ou em trilhos.

FM Studio, em Piracaia (SP), conta com 7 barras em trilhos, permitindo liberar espaço para as outras atividades oferecidas no local.

Então não hesite em nos enviar uma mensagem que nosso time estará pronta para oferecer a melhor experiência em compra online de equipamentos de Pole Dance! 

Esperamos que estas dicas valiosas te ajudem na hora de preparar seu espaço para abrir um estúdio de Pole Dance de qualidade – e com muita personalidade.

Deixaremos o link de contato direto com nosso especialista para você conferir os descontos exclusivos que oferecemos aos estúdios!

Viva a experiência, sinta o movimento, seja Gaia Pole.

Compartilhar este post