Você conhece o Pole Kids?

O Pole Kids, ou Pole para Crianças, é uma atividade baseada em movimentações acrobáticas e artísticas feitas em uma barra vertical. A modalidade une muito da ginástica artística e da dança, trabalhando flexibilidade, coordenação motora, consciência corporal e força. Tudo adequado para a idade. 

Em um primeiro momento pode soar estranho para quem não conhece a modalidade. Por isso, para ajudar a desmistificar essa vertente tão linda do Pole, conversamos com Cinthia Vantroba Nunes, presidente da Federação Catarinense de Pole Sport e Aéreos (Fecapole) e instrutora de Pole Kids no Pole Studio Regiane Rosso, na cidade de Florianópolis (SC), que é todo equipado com equipamentos Gaia Pole.

COMO SÃO AS AULAS?

Cinthia aceita crianças de 3 a 14 anos em suas aulas e não há contra indicação. Ou seja: todas as crianças podem fazer aulas de Pole Kids.

A prática faz com que os pequenos tenham muito mais domínio do próprio corpo no espaço, além de trabalhar a socialização e a autoconfiança.  Para a profissional de educação física, o principal passo para uma boa aula de Pole voltada às crianças é trabalhar de uma forma lúdica e divertida.

“Sempre fazemos brincadeiras voltadas para a base do movimento que será ensinado na aula. As crianças amam e rola muitas risadas. Depois é colocada a proposta da aula em si, sempre explorando todas as possibilidades de interação: a criança com a barra, com a professora e com os colegas”.

Caso o aluno não consiga executar o que foi proposto, Cinthia ressalta a importância de se ter sempre um plano B para ser aplicado, de modo a nunca deixar  as crianças saírem da aula frustradas e se sentindo esquecidas de alguma forma.

SEGURANÇA DE TODOS

Assim como nas aulas de Pole voltadas ao público adulto, a questão da segurança é um dos principais fatores nas aulas de Pole Kids. Por isso, investir em equipamentos e acessórios de qualidade é essencial.

“É importante sempre utilizar colchões de proteção quando vamos ensinar algum movimento, além de estar sempre apoiando a criança na hora de sua execução”.

Manter as barras sempre limpas e higienizadas e verificá-las antes das atividades também são outros fatores ressaltados pela profissional.

E aos estúdios que estão pensando em colocar a modalidade na grade horária, Cinthia destaca a importância de selecionar muito bem o profissional.  “A primeira coisa que o estúdio deve fazer é buscar um profissional capacitado para realizar as aulas de Pole Kids, pois é algo muito diferente das aulas para adultos. É necessário ter uma formação acadêmica para trabalhar com crianças”.

Além disso, passar confiança aos pais também é muito importante!  “De certa forma ainda existe uma resistência dos pais em relação à prática de crianças no Pole, mas sempre temos que convidar essas pessoas a conhecerem melhor a modalidade e a forma com que ela é abordada para crianças”.

WhatsApp Image 2023-01-12 at 18.13.36 (2)
WhatsApp Image 2023-01-12 at 18.13.35 (1)

VERTENTE EM EXPANSÃO

O Pole Kids tem se tornado cada vez mais comum em todos os países onde o esporte é praticado. Existem as aulas mais voltadas ao universo lúdico, como as de Cinthia e de muitos outros estúdios espalhados pelo Brasil, mas existem também as aulas voltadas para o lado esportivo e competitivo da modalidade.

Prova disso é que campeonatos e festivais nacionais e internacionais já possuem a categoria voltada às crianças. 

Aqui no Brasil, alguns estúdios também já implementaram o treinamento de alto rendimento na sua grade horária e possuem nomes de crianças competindo a nível nacional e internacional. Temos, inclusive, alguns nomes na lista das melhores do mundo.

Exemplo disso é a brasileira Bruna Vicente, de apenas 12 anos, que foi Campeã na Categoria Novice do Aerial Pole (mastro pendular)  e atingiu o novo Recorde Mundial no Campeonato Mundial da IPSF, realizado na Suíça em outubro de 2022. A performance da pequena gigante você pode conferir no vídeo abaixo:

No restante do mundo, alguns países como Rússia, Ucrânia e Polônia, investem forte no Pole Kids a nível de competição, com centros de treinamentoe “acampamentos” voltados apenas às crianças. 

Referência no meio, o russo 
Kristian Lebedev possui hoje o maior centro de treinamento de Pole Kids do mundo, com profissionais da Rússia, Estados Unidos e Europa. Além disso, ele promove anualmente o que chama de “Pole Sport Kids Camp“, que consiste em uma espécie de “campo de treinamento” à beira mar, com brincadeiras e  bastante treino, conforme se vê no vídeo abaixo: 


Então seja para se divertir ou para investir na modalidade como um esporte, o Pole Kids só traz benefícios às crianças.  E a Gaia Pole incentiva a atividade física desde cedo! 

E para isso, além das Barras de Pole mais seguras do mercado, desenvolvemos também colchonetes de proteção e acessórios diversos, que podem contribuir para que todas as aulas e treinos tenham toda segurança necessária.

Acesse nosso site e conheça esse universo do Pole!

Viva a experiência, sinta o movimento, seja Gaia Pole!

Compartilhar este post